Postado por: Raquel Torres Costa Bressan 25 de julho de 2013 em Corridas, Dietas e Nutrição Deixe um comentário
Um cardápio com sugestões de lanches para se comer antes e depois dos exercícios aeróbicos, seja para quem corre, faz natação, lutas ou aulas de dança, jump e step.

» Lanches para comer antes do aeróbico
» Lanches para depois do aeróbico
O corpo, quando está se exercitando, necessita de energia para fazer com que os músculos e outras áreas do corpo se mantenham funcionando. Por isso, usa energia para que as funções continuem acontecendo.
Quando o corpo demanda energia, ele irá buscar das reservas. É dessa forma que o corpo consegue diminuir a porcentagem de gordura. Porém, a alimentação é imprescindível para que o atleta consiga fazer os exercícios. Quando não se alimenta antes de exercícios aeróbicos, a busca por glicose no corpo pode desencadear vários processos. Mesmo que você tenha reserva corporal, ela demora a ser processada para virar energia. Caso o corpo não obtenha a energia que necessita durante os exercícios, ele poderá dar uma queda de glicose no sangue (também chamada de hipoglicemia), levando a vários sintomas, como visão turva, tremor, dor de cabeça, náuseas, e, até mesmo, desmaio.
Alimentar-se depois da atividade aeróbica não somente irá prover com energia para reconstrução de possíveis microlesões nos músculos, mas, também, irá aumentar o metabolismo. O metabolismo refere-se à velocidade em que os processos se desencadeiam no organismo. Quanto mais rápido ele for, mas fácil é perder gordura. Alimentar-se logo após o exercício irá mostrar ao corpo que ele não necessita estocar energia, pois o corpo será reabastecido sempre, mesmo depois de uma atividade em que se gastou muita energia
Dessa forma, a alimentação, mesmo que leve, deve estar presente antes e depois do exercício. Alguns alimentos auxiliam na hora de liberar energia para desempenhar atividades aeróbicas, dando energia durante todo o período de atividade. Vamos conhecer alguns exemplos de lanches leves e saudáveis, ótimos para consumir antes de exercícios cardiovasculares.
Lanches para antes do treino de aeróbico (1 hora antes da atividade física)
- Pão integral com ricota ou queijo cottage, com suco de laranja sem açúcar;
- Purê de batata doce e atum, com suco de frutas sem açúcar;
- Torradas integrais com patê ou queijo branco, com vitamina de banana e aveia (use leite desnatado);
- Pão integral com peito de peru, queijo fresco light, cenoura ralada, alface e tomate;
- Banana amaçada com aveia integral e suco de maça ou outra fruta que agrade;
- Lanche de pão integral com filé de frango desfiado, queijo cottage, cenoura ralada e tomate, suco de frutas sem açúcar;
Após os exercícios não é necessário comer uma grande porção. A ideia é somente mostrar ao corpo que você irá nutrí-lo com energia sempre, não necessitando de guardar energia para períodos escassos. Por isso, lanches leves, com porções pequenas já irão auxiliar na hora de manter seu metabolismo acelerado:
Lanches para depois do treino de aeróbico
- Iogurte zero com granola e mel;
- Lanche de pão integral com blanquet de peru, requeijão light e rodelas de tomate, suco de frutas como melancia ou uva;
- Salada de frutas com mel e queijo cottage;
- Biscoito integral com queijo fresco e geleia de morango, suco de laranja;
- Açaí com granola;
- Purê de batata inglesa (babata mais comum) e filé de frango grelhado, com suco de frutas;
Não se esqueça que durante o exercício é muito importante manter a hidratação do corpo. Então, beba muito líquido, antes, durante e depois da atividade física.
Durante os exercícios aeróbicos existem também as opções de bebidas isotônicas e os suplementos em gel a base de maltodextrina e dextrose (mix de carboidratos simples e complexos). Esses suplementos são sugeridos apenas para atividades mais intensas e de longa duração e devem ser recomendados por um profissional de saúde.
Refeições e lanches sugeridos para atividades aeróbicas como: corridas, natação, bike, lutas marciais, danças e aulas de aeróbicas como body jump, combat, Step, entre outras.
Consulte o médico, ele irá mostrar a melhor maneira de se iniciar uma atividade física.
Nenhum comentário:
Postar um comentário