sexta-feira, 11 de outubro de 2013

“Quanto mais honestos, mais francos nós formos, menos medo vamos ter... Bjus Kell*** Uma ótima leitura adoroooo

Honestidade e autoconfiança

images
Eu admiro muito o Dalai Lama e a sua sabedoria. Admiro a sua forma simples e profunda de atingir as pessoas. Hoje eu vou fazer uma pequena reflexão falando sobre a honestidade e a autoconfiança a partir de algumas palavras ditas por ele.
“Quanto mais honestos, mais francos nós formos, menos medo vamos ter, porque não haverá nenhuma ansiedade quanto à possibilidade de sermos desmascarados ou expostos aos outros. Por isso, creio que, quanto mais honestos nós formos, mais autoconfiança teremos…
Em geral, creio que ser honesto consigo mesmo e com os outros a respeito do que se é ou do que não se é capaz de fazer pode neutralizar essa sensação de falta de autoconfiança”.
Estas são palavras muito verdadeiras e muitas pessoas não param pra pensar a respeito, acredito que seja justamente porque ele fala sobre honestidade, algo que nos dias de hoje pode ser considerado artigo de luxo entre as pessoas. Viver a honestidade é honroso e necessita-se desenvolver algo também importantíssimo, e que anda de mãos dadas com a honestidade, o CARÁTER. Eu acredito que quando uma pessoa desenvolve bem uma destas características, automaticamente desenvolve a outra. Uma pessoa que tem um bom caráter é honesta e uma pessoa que é absolutamente honesta tem um bom caráter. Para entender melhor esta questão, recomendo este post, que fala de forma bastante clara e objetiva a respeito.
É importante diferenciar HONESTIDADE de INGENUIDADE, são duas palavras completamente diferentes, mas que muitos confundem. Honestidade é você saber de todos os seus valores e defeitos e não escondê-los de ninguém, mostrar aos outros aquilo que você é, sem máscaras. Já a ingenuidade é aquele olhar típico das pessoas que querem dar uma de “boazinhas”, “santinhas”, e por aí vai. A maior parte das pessoas ingênuas está no grupo daquelas que querem agradar a todos. Este é um dos maiores males que alguém pode se autoimpor. Se você for muito ingênuo, seu destino é passar a vida inteira sendo massacrado por aproveitadores da sua boa vontade. Se quiser entender um pouco melhor isso vou deixar dois posts…
Agora vou falar da minha própria experiência. Durante a minha infância e adolescência era muito tímido, e isso atrapalhava demais a minha autoconfiança. Essa palavra não existia no meu dicionário e tive que buscar incessantemente o autoconhecimento para me harmonizar e ganhar essa tão sonhada autoconfiança. Posso confirmar as palavras do mestre Dalai Lama, sempre fui muito sincero com as pessoas, mas nem sempre fui honesto. Vou explicar! Eu não era honesto comigo mesmo. Eu tinha um grande potencial adormecido dentro de mim que não conseguia enxergar, ou seja, eu me depreciava, me achava inferior aos outros, mais feio, incapaz etc. Como eu não era honesto comigo, não poderia ser autoconfiante. Hoje vejo isso claramente, mas na época da minha adolescência isso era pura fantasia. Passei a me valorizar e a desenvolver os meus talentos pouco a pouco, e isso me tornou autoconfiante. Não tenho um pingo de vergonha de falar das minhas falhas! Foi com elas que mais eu aprendi e a maior parte das pessoas também aprende bem mais com suas falhas do que com seus acertos.
Portanto! Aprenda com o grande Dalai Lama que a honestidade anda de mãos dadas com a autoconfiança! Quer ser autoconfiante? Seja honesto com você mesmo e com os outros…

Nenhum comentário:

Postar um comentário