segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

``Alimentação equilibrada``

19
DEZ

Autor: Eneida Ramos e Izabella C. Carvalho Crochemore, nu
Categoria:
Quantas calorias diárias é preciso reduzir para emagrecer?Quando o objetivo é a perda de peso, o binômio “alimentação equilibrada” e “atividade física” deverá ser considerado, especialmente pensando em reduzir o peso de forma saudável, isto é, preservando a massa muscular e reduzindo a gordura corporal.
Para reduzir primeiramente a gordura corporal, torna-se necessária a redução energética diária. Pensando em reduzir 1 kg de gordura corporal no mês, totalizando 12 quilos no ano, é preciso reduzir aproximadamente 250 calorias por dia ou ter um aumento do gasto energético (estilo de vida ativa e exercícios).

Para exemplificar, seguem exemplos de alimentos, quantidades (em medida caseira) com o valor energético aproximado à 250 calorias:

AlimentoQuantidadeValor Nutricional
Pão francês2 unidades260 calorias
Pão de forma4 fatias252 calorias
Açúcar refinado4 colheres de sopa rasas (63 gramas)250 calorias
Bolo de chocolate (sem recheio)1 fatia (80 gramas)250 calorias
Sorvete de creme (massa)2 ½ bolas (150 gramas)258 calorias
Chocolate ao leite8 quadradinhos (47 gramas)250 calorias
Refrigerante guaraná3 copos de 200ml240 calorias
Pizza de mussarela1 fatia pequena (90 gramas)260 calorias
Bolacha água de sal12 unidades260 calorias
Macarrão ao sugo1 prato fundo (200gramas)270 calorias
O que é importante considerar é a escolha do alimento. Alguns são ricos em calorias (gorduras e açúcares), porém pobres em micronutrientes (vitaminas e minerais). Nem sempre um alimento hipocalórico pode ser considerado saudável, como, por exemplo, o refrigerante light. O fato dele não oferecer calorias extras não o torna uma bebida saudável. Da mesma forma o abacate. Ser uma fruta mais calórica, comparada com outras frutas, não o torna um alimento "ruim", considerando o perfil nutricional excelente, oferecer gordura monoinsaturada, fibra, potássio e vitamina E.
Buscando a redução de peso de forma saudável, é recomendável o seguimento de um acompanhamento nutricional individualizado com um nutricionista, que avaliará hábitos alimentares considerando peso, altura, atividade física e realizando adaptações de forma personalizada.
Autores: Eneida Ramos e Izabella C. Carvalho Crochemore, nutricionistas do Einstein

Nenhum comentário:

Postar um comentário